Páginas

sábado, 29 de novembro de 2014

Também fui... (Mockingjay, parte 1)

Hoje fiz como todos os adolescentes e enfiei-me numa sala de cinema a deitar pelas costuras, para ver Hunger Games - Mockingjay. Fui com o meu rapaz de 12 anos, a rapariga de 15 foi à mesma hora a outro cinema com as amigas... ver a mesma coisa!

Passemos adiante dos putos que não se calavam e das risadas em momentos em que não faziam sentido e admitamos: sim, diverti-me muito. Tinha visto os outros filmes, lido o terceiro livro, e estava um tanto irritada com esta moda de olho no lucro, que leva à multiplicação dos filmes (um Harry Potter a mais, um Hunger Games a mais, dois Hobbits extra...). Tinha sérias dúvidas quanto a esta divisão, ainda que o próprio livro pareça dividido em dois, que na verdade correspondem mais ou menos à divisão que fizeram no filme... mas o livro não é imenso, como o Deathly Hallows, nem tem imensa obra a suportar invenções, como o Hobbit.

Durante o filme, porém, mal me lembrei disso. Teria dispensado um ou dois momentos mais parados, como por exemplo a suposta caçada à superfície, e a quantidade de discursos da Presidente(?) do Distrito 13, mas mantém-se bastante colado ao livro, o que neste caso é bom, tem bom ritmo, a Katniss mantém-se fiel a si mesma e não, não se tornou de repente simpática, nem uma heroína natural, houve acontecimentos entusiasmantes, sente-se finalmente o princípio da rebelião e houve dois momentos que me comoveram (nenhum com ela, ambos de sacrifício de um grupo em nome da causa, mas mais não digo para não causar já aqui um SPOILER) e o filme passou a correr. Tenho ouvido críticas a inexpressividade da actriz das quais discordo - essa contenção faz parte da personagem, que mal quer sentir, quanto mais deixar transparecer.

Não fiquei extasiada nem o esperava, mas saímos os dois satisfeitos, eu e o rapaz. Fui à procra de um momento bem passado, e foi o que obtive. Espero que se mantenham fieis também no último filme e não poupem personagens para pouparem o espectador - porque se houve coisa de que gostei neste último livro, o único que li, foi dessa espécie de implacabilidade: tanto se mataram "maus", como "bons". Veremos.

1 comentário:

Rosana Maia disse...

Olá Carla :)

Confesso que é das opiniões ao filme que li até agora com que mais me identifico e concordo!
É de facto verdade que a divisão era desnecessária, principalmente comparando o conteúdo do livro com por exemplo o do último Harry Potter.
No entanto, apesar disso, a verdade é que tendo que haver divisão, este filme foi bem conseguido. Apesar de parado, não me senti parada. Houve de facto mérito na transmissão do "parado". É pena que nem toda a gente perceba que "Hunger Games" não são SÓ jogos, não é SÓ guerra, é bem mais que isso. :)

Boas viagens,
Rosana
http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/