Páginas

sábado, 19 de setembro de 2015

Fui, pois... e, ou me falha a memória, ou é muito diferente!

Fui, claro que fui ver The Scorch Trials! Levei os teens da casa, o mais novo satisfeito, a mais velha envergonhada por estar no cinema com dois dos dez ou quinze adultos (digamos maiores de 40, pronto) na sala cheia.

O filme é sempre a abrir, como o livro, e adorei - não me batam, já sabem que I'm a sucker por filmes destes, parte de mim não cresceu completamente. Deixem-me estar. 

Li os livros (o segundo e o terceiro) e é em parte por isso a minha curiosidade. Apeteceu-me reler, porque, ou me falha aqui qualquer coisa, ou o filme The Scorch Trials é muito diferente do livro The Scorch Trials. Estão lá os os elementos essenciais - os outros imunes (ou não) dos restantes labirintos, a Wicked, o Flare, os Cranks, as novas personagens, a longa caminhada através do Scorch para a montanha e os relâmpagos, e há uma linha muito geral que é seguida. Mas... e é possível que esteja esquecida... mas tinha ideia de que, atenção SPOILER, o Scorch Trials ainda era uma "prova", como os labirintos, destinada a testar os imunes e compará-los aos outros...  No filme não é, ou até mais ver não é. Isto muda um bocado o espírito da história, creio. Se calhar vou mesmo ter de reler.

Há também vários aspectos que me pareceram diferentes, como o que se passa antes da fuga, a própria fuga - senti falta de alguns detalhes acerca dos quais estava curiosa - o deserto, que no livro é mesmo ardente ao meio dia, tanto que mal se suporta... A forma como se encontram com o pessoal nas montanhas e o próprio pessoal nas montanhas, a forma como vão tomando conhecimento da realidade e da não-imunidade de alguns... e a Brenda, que, SPOILER, tanto quanto me lembro, nunca foi infectada no livro. Será que estão a preparar-se para mudar radicalmente o fim? Continuo a achar fraquíssima a presença da Theresa (actriz que a teen da casa adora, por conhecer de uma série chamada Skins, sendo que do protagonista nem se fala, claro!). É supostamente o interesse amoroso do protagonista, e embora isso seja menor, e muito bem, mal se percebe, Tem pouco destaque na relação com os outros, embora mais do que no anterior, em que foi pouco mais do que um acessório, o que, para mim, SPOILER, serve mal a impressão de traição no final do filme. Veremos o que vem aí. Não sei se será de propósito, mas a Brenda tem mais tempo de antena do que ela, e como se perde a vertente da telepatia entre Thomas e Theresa que há no livro(e ainda bem, detesto)... 

Seja como for, segundo o outro adulto, "isto como filme de acção está fixe, nunca pára" e "a história é muito melhor que as outras que andam aí, Hunger Games e detergentes..." o que é um elogio grande, se tivermos em conta que este mesmo adulto não é nada apreciador de distopias. Eu sou, e nada fiável na apreciação destas coisas... Creio que já por aqui disse que me apetece muito escrever uma? Vai chamar-se Lisboa Submersa e passar-se, adivinhem onde? Em Lisboa, em 2058 ou assim, num pós tsunami / terramoto global /subida brusca do nível do mar... Que tal? Eheheheh.

Quanto ao filme... vou reler o livro assim que puder, até me apetecia listar as diferenças. E, porque gostei realmente e acho o actor principal muito credível, vou de certeza ver os restantes filmes! Parece que o próximo é só em 2017...?

Uma nota: revolta-me esta mania de dividir o último livro de cada série em dois filmes (plim-plim-plim, ouvem-se as moedas as cair). 



Sem comentários: