Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Stranger Things (netflix) - em directo dos anos 80


A nova série de sucesso da netflix, Stranger Things, tem os ingredientes certos para agradar a (quase) qualquer pessoa, um bom enredo, com mistério, suspense, ficção científica e um tanto de fantasia, personagens giras, entre miúdos e graúdos que são, ao mesmo tempo, clichés de um certo género e personagens com densidade, e uma época muitíssimo bem retratada. A prova disso mesmo está em que a minha jovem de 17 anos agarrou-se à série numa tarde e só parou quando estavam vistos os 8 episódios. Pois é, só 8, é curtinha a temporada e ainda não há outra.

A série é melhor ainda para quem cresceu nos anos 80 ou para quem é, ao menos, fã dos filmes dessa época. A primeira coisa em que reparei, decorrendo a acção em 1983, é que nesse ano eu tinha precisamente a idade dos protagonistas mais novos, 12 anos. Não era dedicada a jogos de tabuleiro do estilo Dungeons&Dragons - ainda faltava muito tempo para os computadores em casa, nem mesmo Ataris ou Amigas ou sequer os malditos Spectrums, horas à espera que o jogo carregasse do gravador, com o mesmo alarido de um copo misturador, para no fim ler "loading error" or "load failed" ou o que era... mas mesmo isso foi mais tarde. Preferia livros, mas a bicicleta era essencial para mim e as referências, salvaguardando as distâncias e diferenças geográficas, estão todas lá. Até o fascínio com a ciência e a previsão - fácil de introduzir a posteriori, claro - de que o futuro estava nas ciêncas e nas tecnologias.

Para além do enquadramento visual da época - ahh, os velhos telefones fixos, os walkie-talkies que faziam as nossas delícias antes dos tms existirem, as calças de cintura alta superfoleiras, e tudo, tudo - há um sem número de referências fílmicas que são capazes de escapar aos jovens mais distraídos. Os miúdos lembram os Gonnies, mas de bicicleta saltamos logo para o ET, os adolescentes são Footloose (sim eu sei que é de 1984), os aspectos mais obscuros fazem-me lembrar os filmes de horror da época, The Thing, Poltergeist e outros, o gore é muito Alien (o 8º Passageiro é de 1979), e há um momento Rambo que me fez sorrir...  Só não meto por aqui os X-files, porque são posteriores! 

Pode-se, pois, apreciar a série de muitas perspectivas diferentes: pela série em si, pelo enredo, acção, personagens, etc, pela forma como remete de forma impecável para o ano de 1983, apropriando-se e usando da melhor forma possível os clichés da época, ou pela homenagem aos filmes de uma época que foi, de certa forma, fundadora de uma corrente mais pop. Há decerto outras coisas que não vi, mas estão lá e podiam ser acrescentadas.   Quem pode apreciar isto tudo junto? Maravilha!


Sem comentários: